terça-feira, 18 de outubro de 2011

Flores podem dar vida aos ambientes


Se as flores já tomaram conta da decoração, durante a Primavera elas invadem a casa com mais força. Os motivos florais estão presentes em estofados, cortinas, papéis de parede ou em detalhes em objetos espalhados pelos ambientes. E os arranjos com flores naturais ou artificiais podem trazer mais vida e frescor. No entanto, a arquiteta Andréa Parreira alerta que é preciso ter cuidado com os excessos para não deixar a decoração poluída.
A variedade de espécies no mesmo espaço pode sobrecarregá-lo, produzindo o efeito contrário, que é de trazer bem-estar e beleza ao local. Além disso, é preciso se atentar ao tamanho da planta ou flor. "A mesa de jantar, por exemplo, não deve comportar um arranjo com dimensões que atrapalhem a visão entre os que estão sentados", explica a arquiteta. "É imprescindível atender às necessidades de cada tipo de planta, como insolação, umidade e ventilação, para que exista uma convivência harmoniosa entre ambiente, planta e morador", completa.
Segundo Andréa, os espaços também podem receber itens para compor a decoração, como um quadro ou almofada com estampas de flores ou mesmo vasos. "O ideal é harmonizar as estampas mesclando-as com cores neutras e em sintonia com o ambiente, tudo para valorizar a decoração primaveril", explica.
"Particularmente indico e prefiro as flores plantadas, que não precisaram ser mortas para embelezar o espaço", revela Andréa. Ela diz que não há uma regra fixa para a escolha das espécies que serão dispostas nos ambientes, basta que a planta transmita leveza e bem-estar ao morador da casa, o que pode ser definido a partir do gosto pessoal.

Fonte: Diário de Pernambuco