quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Iluminação de Natal pode ser sinônimo de incêndio


Casa Iluminada Natal

A competição pelo trecho de calçada melhor iluminado pode acabar em tragédia, alerta a Abracopel.


Uso de lâmpadas para a decoração podem ocasionar graves acidentes. O uso da eletricidade deve sempre ser acompanhado e orientado por profissionais habilitados.

São Paulo - Chegou o mês quando as casas e as ruas das cidades começam a receber as iluminações alusivas ao Natal. Com as facilidades e a tecnologia, esta arrumação trouxe a competição pelo ambiente mais iluminado, os enfeites mais bonitos e a decoração com maior destaque. “Mas é aí que mora o perigo”, alerta a Associação Brasileira de Conscientização sobre os Perigos da Eletricidade (Abracopel)
“O uso de lâmpadas para a decoração, sejam elas as minis ou normais, LEDs ou incandescentes podem ocasionar graves acidentes, desconhecidos por muitos. O uso da eletricidade deve sempre ser acompanhado e orientado por profissionais habilitados, mas, infelizmente, não é sempre que isto acontece”, comenta a Abracopel. Para ilustrar os perigos escondidos pelo colorido e o brilho das luzes decorativas, a associação reproduz uma situação que classifica como comum.
“Compramos várias caixas de mini-lâmpadas, de procedência duvidosa, sem certificação alguma, com instruções em língua que desconhecemos. Amarramos estas lâmpadas na árvore da frente da casa. O primeiro risco é que as mini-lâmpadas podem não ser específicas para uso externo. No ponto de conexão, inserimos uma na outra, pois o fabricante já produziu o plug de forma a permitir esta prática. Para alimentá-las, usamos uma extensão sem condutor de proteção (fio terra), que também não possui certificação”.
No segundo momento, lembra a Abracopel, “a extensão passará por todo o jardim, até chegar à sala e alcançar uma tomada de dois pólos, portanto, sem a proteção do fio terra. A carga instalada, formada pelo número de lâmpadas, não foi dimensionada para o fio que a alimenta (extensão), tão pouco para a tomada que está sendo utilizada. E está instalada a situação de perigo”, alerta a associação.
“O primeiro perigo - a sobrecarga - pode iniciar um pequeno incêndio, passível de, em poucos minutos, transformar-se em tragédia. A segunda ameaça, tão perigosa quanto a primeira, está no choque elétrico, pois os ambientes estão expostos a umidade, e nisto todos concordamos: eletricidade e água não são uma combinação correta”.
Reforçando o alerta, a Abracopel lembra que todos os ambientes - jardins, árvores, cabos poderão causar um choque elétrico com potência para matar pessoas. “Por isto, pense muito bem antes de instalar seus enfeites de Natal. Procure um profissional habilitado com conhecimento de todas as tecnologias atuais, peça um projeto que garanta a segurança de todos e somente use produtos certificados e dentro das normas técnicas brasileiras. Cuide da sua vida e as de seus amigos e parentes. Só assim você terá um Natal realmente iluminado e seguro”, finaliza a Associação Brasileira de Conscientização sobre os Perigos da Eletricidade (Abracopel)